Com os quatro bicampeões na disputa, Porsche GT3 Cup conhece seu primeiro tri neste fim de semana em Interlagos

Inédita prova de endurance com bandeirada à noite encerra temporada 2015 no sábado

Luca Bassani

O último capítulo da saga pelo primeiro tricampeonato da história da Porsche GT3 Cup será escrito neste fim de semana em Interlagos por Ricardo Rosset, Constantino Jr, Miguel Paludo e Ricardo Baptista.

Apesar de uma inédita alternância de vencedores –foram dez nomes diferentes, em 16 corridas–, os quatro bicampeões despontaram desde as primeiras etapas nas posições mais altas da tabela. Não por acaso, foram os únicos com mais de uma vitória no ano e só o quarteto tem chance de título na rodada dupla deste fim de semana –com uma corrida na sexta e outra na manhã de sábado.

Dono dos títulos de 2010 e 2013, Ricardo Rosset acaba de ultrapassar Constantino Jr pela liderança do campeonato na rodada preliminar do GP Brasil de F1. Sem considerar os dois descartes previstos em regulamento, o piloto do Porsche #11 tem dois pontos de vantagem sobre o atual campeão e cinco sobre o gaúcho Miguel Paludo. Ricardo Baptista corre por fora: 41 pontos atrás do líder considerando os descartes, tem que vencer as duas corridas do fim de semana e torcer por insucessos dos concorrentes, já que restam 42 tentos em jogo.

Na Cup Sport, a classe de entrada, o desfecho do título também tem um quê de “déjà vu”. Depois de decidirem o título da classe Challenge há dois anos nos critérios de desempate, Daniel Schneider e Rodolfo Ometto estão separados por apenas sete pontos na classificação e ambos já zeraram duas provas, de modo que não têm descartes.

A etapa final é a única do ano em que o lastro de êxito será redistribuído entre as duas corridas da programação. Ou seja, se houver mudança nas posições dos pilotos na classificação após a corrida de sexta-feira, haverá a respectiva mudança no peso do carro para a corrida de sábado. Neste ano a Porsche GT3 Cup Challenge adotou a regra do Balance of Performance, atribuindo 50 kg de lastro para o primeiro do campeonato, 45 kg para o segundo, 40 kg para o terceiro e assim sucessivamente até 5 kg para o décimo.

A jornada deste fim de semana vai marcar também a primeira edição da Porsche 300, prova de duas horas e meia disputada em duplas. O evento vai mandar para a pista simultaneamente carros das classes Cup e Challenge, com largada no fim da tarde e bandeirada à noite, e terá presença de pilotos de outras categorias no grid. Entre os nomes confirmados para a corrida de longa duração estão Allam Khodair e Lucas Foresti, vencedores de corridas nas duas últimas etapas da Stock Car.

O livetiming da Porsche GT3 Cup Challenge cobre todas as atividades de pista a partir dos treinos oficiais para a prova de endurance na quinta-feira. O portal Terra exibe as duas provas do sábado ao vivo, iniciando a transmissão às 9h. A Band mostra as corridas em VT no domingo, 29, em horário a definir.



Declarações dos pilotos



Vamos chegar no final disputando o campeonato na última corrida, em especial eu Júnior e o Paludo. Vai sair um tri, o que vai ser muito bacana. Os três estão fazendo um campeonato ótimo e grudados nos pontos. Vamos para a última na decisão, ninguém tem mais descarte, então vai ser tudo definido nesta etapa. Vamos que vamos

Ricardo Rosset, bicampeão (2010 e 2013) e líder do campeonato



O campeonato está aberto. Estamos todos “no game”: Rosset, Paludo, eu e até o Ricardo Baptista, que matematicamente ainda tem chance. Eu me sinto honrado de trazer pilotos como Rosset e Paludo para decidir um título na última corrida do campeonato. Vamos definir lá, não tenho dúvida que será na última volta da última corrida. Ao longo do ano tenho dito que vai ser na última volta da última corrida, e chegamos à etapa final agora muito motivados

Constantino Jr, bicampeão (2011 e 2014) e vice-líder do campeonato



Em 2008 ganhei o campeonato na última curva da última volta da última etapa e a disputa deste ano promete ser emocionante igual. Decisão de campeonato é decisão de campeonato, tem que ficar muito atento e tudo precisa dar certo. Na preliminar da F1 tive muito pouco tempo para me familiarizar com a pista e o 991 em Interlagos, onde não andava tinha muito tempo. Com certeza chegarei melhor para a decisão do título, com boas anotações de setup para usar desde os treinos até as corridas

Miguel Paludo, bicampeão (2008 e 2009) e terceiro colocado



Acabei me complicando porque zerei em quatro corridas e, se você quer ser campeão numa categoria disputada assim isso não pode acontecer. Então estou a 41 pontos atrás, tem que dar tudo certo para mim: preciso ganhar as duas corridas e eles não pontuarem. É uma situação muito complicada e uma pena, porque lembramos de algumas situações em que zeramos e que não poderia ter zerado. Mas chegamos com chance, temos que acreditar até o final e vamos com tudo para ver o que vai dar

Ricardo Baptista, bicampeão (2007 e 2012) e quarto colocado



O fim de semana da F1 não foi o ideal pra mim, mas vamos com a mesma abordagem para a decisão do título: foco na performance e sem fazer conta. Agora teremos mais tempo de pista para treinar, o que acredito que me permitirá ver melhor onde posso melhorar em Interlagos.

Estou disputando novamente com o Rodolfo, que chegou até aqui por grande mérito. Ele tem excelente aproveitamento, costuma andar bem e termina sempre as corridas. Então é um competidor muito duro, que alia velocidade e regularidade. Sei que não vai me entregar nada de mão beijada

Daniel Schneider, líder da Cup Sport e campeão da Challenge em 2013



Ano retrasado terminei empatado com o Schneider em pontos e ele ficou com o título da Challenge porque tinha mais vitórias que eu. Agora estamos colados em pontos e vamos decidir em Interlagos. Tenho que manter a calma, terminar as duas corridas e tentar pontuar. Acho que a diferença vai ser uma posição ou outra. Estou contente em disputar esse título e vamos com cabeça para a etapa decisiva

Rodolfo Ometto, vice-líder da Cup Sport e vice-campeão da Challenge em 2013



Confira o cronograma oficial para a Etapa 9 – Interlagos:

Quinta-feira, 19 de novembro

14:00 – 14:30 – Treino livre 1 – Endurance

15:15 – 15:45 – Treino livre 2 – Endurance

16:45 – 16:55 – Treino Classificatório 1 – Endurance

17:10 – 17:20 – Treino Classificatório 2 – Endurance

18:30 – 19:30* - Treino noturno - Endurance

*Treino sujeito a ajuste no horário de início em função da variação da luz solar



Sexta-feira – 20 de novembro

10:00 – 10:30 – Treino Opcional 1 – Cup

11:00 – 11:30 – Treino Opcional 2 – Cup

13:15 – 14:00 – Treino Livre 1 – Cup

14:20 – Briefing

15:15 – 15:30 – Treino Classificatório – Cup

15:35 – 15:45 – Treino Classificatório Top10 – Cup

17:00 – 17:40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – Cup



Sábado, 21 de novembro

10:00 – 10:40 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – Cup

11:15 – 12:00 – Porsche Experience

17:00 – 19:30* – Porsche 300 – Endurance

*Prova sujeita a ajuste no horário de início em função da variação da luz solar





BALANCE OF PERFORMANCE

Cup

Ricardo Rosset 50 kg

Constantino Jr 45

Miguel Paludo 40

Ricardo Baptista 35

Lico Kaesemodel 30

Daniel Schneider 25

Pedro Queirolo 20

Rodolfo Ometto 15                                                  

Marcel Visconde 10

Gil Farah 5

Comentários