Blancpain Sprint Series: Gêmeos Sperafico e Miguel Paludo serão as novidades do BMW Team Brasil no Azerbaijão

Ricardo e Rodrigo Sperafico estarão a bordo do BMW Z4 #0 nas ruas de Baku em novembro. Prova coincide com etapa da Stock Car e, por isso, Cacá Bueno e Sérgio Jimenez não poderão competir. No BMW Z4 #30, Nelsinho Piquet estará no Global Rallycross e Miguel Paludo formará dupla com Matheus Stumpf

Ricardo e Rodrigo Sperafico estarão a bordo do BMW Z4 #0 nas ruas de Baku em novembro. Prova coincide com etapa da Stock Car e, por isso, Cacá Bueno e Sérgio Jimenez não poderão competir. No BMW Z4 #30, Nelsinho Piquet estará no Global Rallycross e Miguel Paludo formará dupla com Matheus Stumpf

Os gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico e o gaúcho Miguel Paludo estarão no BMW Team Brasil na última etapa do Blancpain Sprint Series, que será disputada no dia 2 de novembro em Baku, no Azerbaijão. Ricardo e Rodrigo substituirão Cacá Bueno e Sérgio Jimenez no BMW Z4 #0, já que os titulares do time - patrocinado pelo Banco do Brasil - terão nesta data uma das etapas finais da Stock Car. No outro carro da equipe brasileira, Nelsinho Piquet também irá desfalcar o time, pois terá uma das disputas do Global Rallycross e o gaúcho Matheus Stumpf formará dupla com o conterrâneo Miguel Paludo.

Com muitas vitórias e títulos em suas carreiras, Ricardo e Rodrigo tiveram passagem pela Europa em categorias de base e na Fórmula 3000. Ricardo chegou a ser piloto de testes da equipe Williams na Fórmula 1. Na Stock Car, também colecionam pódios e Rodrigo foi vice-campeão da categoria em 2007, além de ter vencido este ano a primeira etapa da temporada, formando dupla com o estreante Felipe Fraga.

Paludo tem como um dos destaques da carreira o bicampeonato na Porsche GT3 Cup em 2008 e 2009. O piloto também venceu a primeira prova para a Porsche no Campeonato Brasileiro de GT, em 2009, correndo justamente na equipe de Antonio Hermann e Washington Bezerra, que também comandam o BMW Team Brasil. Em 2010, o gaúcho de 31 anos mudou o foco da sua carreira para os Estados Unidos, onde competiu na Truck Series, uma das divisões da NASCAR.

Os três participarão de testes com a equipe nesta sexta-feira (dia 10), no Estoril, em Portugal. "Estou muito feliz pela oportunidade de correr a última etapa do ano em Baku. O teste vai ser positivo para eu tentar me adaptar ao carro o mais rápido possível e poder ajudar o time no final de semana de corrida. Já venci algumas corridas no passado com a equipe e pretendo dar meu máximo para que eu e meu companheiro de equipe Matheus Stumpf tenhamos um excelente resultado", declarou Paludo.

Com 35 anos, os gêmeos Sperafico também comemoram o convite do time brasileiro e estão ansiosos pela estreia. "Estou muito feliz por fazer parte desta equipe que representa o Brasil no exterior. Pra mim, será um grande aprendizado correr na categoria e será a primeira vez que pilotarei um carro de turismo, que não seja um Stock Car", lembrou Ricardo.

"Sei que existem vários sistemas eletrônicos que compõem o carro e vou procurar aprender o mais rápido possível para estar competitivo no final de semana. Não conheço o circuito de rua de Baku e nunca estive no Azerbaijão antes, mas acredito que em pouco tempo conseguiremos pegar o jeito do traçado", completou Ricardo, que, entre suas conquistas, venceu o Campeonato de Inverno de Fórmula Ford na Europa, foi vice-campeão inglês de Fórmula Ford, campeão europeu de Fórmula 3000, vice-campeão internacional de Fórmula 3000, além de ter competido pela Champ Car nos Estados Unidos.

Assim como o irmão, Rodrigo também ressaltou a alegria de fazer parte do time brasileiro. "Estamos muito felizes com o convite da equipe. Será uma experiência única, correndo em dupla com o Ricardo, em uma pista difícil como a de Baku. Mas já conheço o trabalho da equipe do Washington e, com certeza, eles nos ajudarão a conquistar um ótimo resultado", comentou o piloto que teve o experiente Bezerra como chefe de equipe na Stock Car, durante uma temporada.

Além da Stock Car, Rodrigo já teve experiência com carros de GT no Brasil. "Mas, com certeza, o BMW Z4 será uma novidade, com toda a sua tecnologia envolvida", ressaltou o piloto, que também passou pela Fórmula Ford Inglesa, Fórmula 3 Sul-americana e F-3000.

Ricardo e Rodrigo estarão no carro com o qual Cacá e Jimenez já conquistaram quatro pódios nesta temporada (um segundo e três terceiros lugares). A dupla está em sexto no campeonato, com 51 pontos, e ainda disputa a penúltima etapa, no dia 19 de outubro, em Zolder, na Bélgica. Piquet e Stumpf também estarão juntos pela última vez na temporada na etapa belga e vão em busca do primeiro pódio do carro #30.

Veja como está a classificação do campeonato (após cinco etapas / dez corridas - top-10):
1 Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 116 pontos
2 Maximilian Buhk (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 100
3 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 93
4 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 65
5 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 51
6 Dominik Baumann/ Thomas Jäger (BMW Sport Trophy Team Schubert BMW Z4) 45
7 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 43
8 Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 36
9 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 28
10 Sergei Afanasiev / Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 23
14 Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 14
16 Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 10
21 Nelsinho Piquet (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 4

Para mais informações sobre a equipe acesse:
www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
Twitter: twitter.com/bmwteambrasil

Comentários