ELMS - Primeira corrida da temporada 2014


112 pilotos, 39 carros e 25 nacionalidades...
As 4 Horas de Silverstone do ELMS prometem grandes momentos
 
 
Para a primeira corrida da temporada 2014 do European Le Mans Series (ELMS), os protagonistas da categoria vão encontrarse no fimdesemana em Silverstone, um traçado lendário.
 
Construído ao redor das pistas de um aeródromo usado pela Royal Air Force durante a II Grande Guerra, a pista de Silvertone é gerida desde 1948 pelo Royal Automobile Club inglês, tendo as primeira provas sido organizadas em 1950.  
Renovado e modernizado no início dos anos 90 do século passado e mais recentemente em 2010, a pista tem sido o palco natural para o Grande Prémio de Inglaterra desde 1950, tendo iniciado a sua ligação às provas de resistência em 1976, com uma jornada do então Campeonato do Mundo de Carros de Sport.
Desde daí, os protótipos e os GT nunca mais deixaram de visitar a pista inglesa em corridas de 1000 km, 6 Horas e 3 Horas. 
Enquanto o Mundial de Resistência (WEC) terá uma corrida de 6 Horas no Domingo, 20 de Abril, os pilotos  do ELMS vão estrear este ano um formato com 4 horas de prova.
 
Entre os 39 carros inscritos, onze terão ligações à GrãBretanha. Na categoria LMP2, o destaque para os aficcionados locais, mas também para Portugal, vai para a formação Jota Sport, vencedora da corrida do ELMS em 2013. Este ano, tentará repetir o feito, com os locais Simon Dolan e Harry Tincknell a dividirem o Zytek Z11SN Nissan (n°38) com o piloto Audi, Filipe Albuquerque.

Também a Greaves Motorsport, cuja sede fica a poucos quilómetros de Silverstone, colocará em pista dois LMP2. O Zytek Z11SN Nissan (n°28) será pilotado por três britânicos James Littlejohn, Anthony Wells e James Walker. Já o segundo protótipo da equipe estará entregue aos cuidado do também local Tom KimberSmith, e dos americanos Chris Dyson e Matt McMurry, este último o mais jovem do plantel. 

Outros dois pilotos do Reino Unido vão marcar presença na grelha de partida ao volante de LMP2. Oliver Webb guiará o Signatech Alpine enquanto Jonathan Coleman estará no Morgan Nissan com o n°29 da Pegasus Racing.
 

Entre os inscritos nos LMGTE, Duncan Cameron será parceiro do irlandês, e campeão LMGTE em 2013, Matt Griffin, e do italiano Michele Rugolo no Ferrari F458 Italia (n°55) do team AF Corse. Nessa categoria averá três carros inscritos por equipas britânicas. O Ferrari F458 Italia (nº66) da JMW Motorsport conta ao volante com Daniel McKenzie (GBR), Georges Richardson (GBR) e Daniel Zampieri (ITA). Enquanto isso, a Gulf Racing UK fará alinhar dois modelos diferentes: o único Aston Martin Vantage V8 (n°85) em pista terá Stuart Hall (GBR), que correu no ano passado no WEC, na companhia do compatriota Daniel Brown e do alemão Roald Goethe. Já o Porsche 911 GT3 RSR (n°86) da mesma formação aposta num naipe de pilotos totalmente "caseiro", Michael Wainwright, Adam Carroll e Ben Barker.

Nos GTC haverá apenas dois pilotos britânicos. Jonathan Cocker fará equipa com os russos Leo Machitski e Timur Sardarov no único BMW Z4 GT3 do plantel, um carro inscrito pelo Team Russia by Barwell. Já a ART Grand Prix, uma das equipas estreantes na categoria, entrega o McLaren MP4 12C GT3 (n°99) a Alex Brundle (2º nos LMP2 nas 24 Horas de Le Mans em 2013), que o divide com o mexicano Ricardo Gonzalez (vencedor dos LMP2 nas 24 Horas de Le Mans em 2013) e o suíço Karim Ajlani.

 
Para mais informações, consultar: www.europeanlemansseries.com
 
Lista provisória de inscritos AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas